Gastronomia

A gastronomia argentina é caracterizada principalmente pelas suas carne, em especial a carne de boi, e os seus vinhos, na Argentina quase tudo é assado: o frango, o porco, os embutidos, os miúdos e outros produtos de origem animal, as carnes normalmente vêm acompanhadas por batatas fritas, saladas, provolone ou provoleta (provolone defumado).
Quanto às bebidas, na Argentina podemos encontrar várias bebidas, tais como cabernets, merlots, dos malbecs, chablis, sauvignons, dos chardonnays e o champanhe, sendo a bebida típica da Argentina a mate, uma infusão entre plantas medicinais.
Uma classificação um tanto esquemática poderia distribuir a gastronomia local em 4 regiões: centro-pampeana; noroeste-cujo; mesopotâmica e patagônica ou do sul. Digo esquemática, porque os usos e costumes estão estendidos por todo o país e são parte do complexo alimentício argentino, apesar de haver preparações que são muito fáceis de conseguir em determinados lugares, a exceção das cidades e grandes povoados onde praticamente há de tudo. De todas as formas, é interessante conhecer a forma em que as vantagens particulares de cada área enriqueceram a gastronomia argentina.

A abóbora é a protagonista nas grandes planícies do centro do país. A carbonada (prato preparado e servido em uma cabaça) ou o cozido de abóbora dão uma idéia do papel que este legume representa, numa cozinha que luta por preservar sua identidade. Também encontraremos a chanfana, prato popular preparado à base dos miúdos de cordeiro, ou caldo de pata.

Na Patagônia, encontramos a carne do guanaco e a do cordeiro. É o berço das chanfanas, que combinam os sangues e os miúdos do cordeiro, e que podem incluir passas de uva.

As terras do centro do país alojam perdizes, emas, lebres e espetaculares manadas de gado bovino.

Exemplo de um prato: o locro é um prato tradicional longamente mijoté, semisopa, semicassoulet, onde os grãos de milho misturam-se aos feijões brancos. As carnes variadas dão-lhe qualquer seu sabor: rabo de boi, pé de porco, charque, gorduras-duplo, chorizo... Sauce aumentado feito de cebolas, pimento, pimenta acompanha o locro.