Agricultura

Os solos argentinos, estão entre os solos mais férteis do mundo, o que coloca a Argentina um dos países mais prtodutivos do mundo, pois o território extenso e a variedade climática existente, eles permitem uma grande distribuição dos cultivos. . A região agrícola mais importante é os Pampas orientais e o Sul da Mesopotâmia, com clima e chãos favoráveis para o cultivo de cereais, oleaginoso, forrajeros, frutífero e legumes.
A Argentina é um grande produtor e exportador, sendo o seu principal produto o trigo, com uma produção de 9 milhões de toneladas para o período 1995/96 e o milho, com uma produção de 12 milhões de toneladas durante o mesmo ciclo, esses que são levados a cabo principalmente no pampeana claro denominado embora, de acordo com o tipo de cultivo, a área é aumentada para o Oeste e o Norte, enquanto sendo os municípios mais produtores o Buenos Aires, Santa Fe, Córdoba, Pampa de La, Entra em Ríos e San Luis.
A soja é outro dos principais produtos produzidos na Argentina, a soja deslocou de sua área a cultivos como o milho e o trigo, o obtendo colheitas espetaculares para seu rendimento alto que produz excessos exportáveis muito significantes, enquanto concentrando sua produção nos municípios de Santa Fé, Córdoba e Buenos Aires. A área semeada quase alcança 6 milhões de hectares, com uma querida produção para o período 1995/1996 de 12,5 milhões de toneladas.

O cultivo de frutas na Argentina é também de vital importância para a economia argentina, pois a diversidade existente de climas permite o cultivo de frutífero tropical, subtropical e de clima temperado. As plantações principais correspondem às frutas cítricas, a semente frutifica como pêra de maçã ou marmelo e esses de carozo como pêssego, ameixa, damasco, cerejas e cerejas.
Nos últimos anos o cultivo da banana tem vindo a crescer, principalmente nas regiões de Formosa e Salta.

Também é notável a floricultura 90% de que fica situado nos Pampas úmidos em pacotes pequenos de produtividade alta, se salientando os cultivos de cravos, gladíolos e rosas, entre outros.